O município de Riacho da Cruz situa-se na mesorregião Oeste Potiguar, limitando-se com os municípios de Itaú, Taboleiro Grande, Viçosa, Portalegre, Umarizal e Apodi, abrangendo uma área de 119 km².
A sede do município tem uma altitude média de 163m e coordenadas 05°5609,6 de latitude sul e 37°5645,6 de longitude oeste, distando da capital cerca de 378 km, sendo seu acesso, a partir de Natal, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-304, BR-405 E RN-177.
Segundo o censo de 2010, a população atual estimada é de 3.526 habitantes (IBGE). A densidade demográfica é de 22,41 hab/km2. O clima muito quente e semi-árido, possui estação chuvosa atrasando-se para o outono, com uma Precipitação Pluviométrica Anual: normal de 724,9 mm, já o Período Chuvoso é entre fevereiro a abril, com temperaturas médias anuais máxima de 36,0 °C, média: 27,7 °C e mínima de 21,0 °C.
Sobre a Formação Vegetal é caracterizada pela Caatinga Hiperxerófila, uma vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixas e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro. Os solos predominantes e características principais são: Cálcico - fertilidade natural média a alta, textura areno, argilosa e média argilosa, fase pedregosa, relevo suave ondulado, bem drenado, relativamente raso.
A maior parte da área está ocupada pela vegetação que é aproveitada com pecuária extensiva. E a pequena parte é cultivada com milho e feijão. A principal limitação ao uso agrícola destes solos diz respeito à falta d água e susceptibilidade a erosão. A utilização agrícola dos mesmos é feita com culturas muito resistentes a um longo período de estiagem e culturas de ciclo bem curto, que possam produzir colheitas no curto período de chuvas.
EVENTOS PRINCIPAIS:
TRADICIONAL SÃO PEDRO 26 A 28 DE JUNHO
O Tradicional São Pedro de Riacho da Cruz/RN é uma festa conhecida em todo Alto Oeste, assim como em todo o Rio Grande do Norte, tendo se consolidado, efetivamente, como o Maior e Melhor Evento Junino da região. O evento foi iniciado no mês de Junho do ano de 1989, pela então Prefeita Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes, com o intuito de reafirmar as tradições locais e principalmente conseguir verbas para comprar a mobília do Hospital Maternidade Vicente do Rêgo Filho que foi construído em ano anterior pelo Ex-Prefeito Vilene Rêgo. A festa realizada de forma beneficente no Mercado Público, ganhou destaque e após alguns anos passou para o novo espaço do centro da cidade, onde recebeu ornamentação tipicamente junina, culinária típica, realização de concursos, apresentação de quadrilhas e festa dançante. Em seu histórico, o São Pedro de Riacho da Cruz já chegou a reunir mais de 10.000 mil pessoas em uma única noite.
A Festa de São Pedro tem como objetivo principal, manter vivas as tradições presentes na Dança, na Culinária e na Economia local, com foco no desenvolvimento da capacidade de geração de renda na comunidade riachocruzense, oportunizando o acesso dos mais variados profissionais na participação e construção dos festejos de São Pedro.
Atualmente, a Festa de São Pedro inicia no dia 26 de junho com o Tradicional Arrasta Pedro, evento que abre as festividades juninas com Passeios de Carroças e Arrastão com Trio Elétrico pelas principais ruas e avenidas da cidade. Todas as instituições, comércios e população em geral dedicam semanas na Ornamentação das Carroças, o que culmina no Melhor e Maior Passeio de Carroças da região. Com mais de 1.500 visitantes, as Bandas locais animam todo o trajeto, finalizando na Praça de Eventos com muito forró regional. Durante os dias 26 e 27 o Tradicional São Pedro ocorre a noite na Praça de Eventos com a apresentações de quadrilhas matutas e estilizadas e Shows com Bandas Regionais e Nacionais.
NATAL ENCANTADO MÊS DE DEZEMBRO
No ano de 2014, a Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz-RN, na gestão da Prefeita Bernadete Rêgo e do Vice-Prefeito Adiel Régis une esforços para criar um evento que viesse contribuir de maneira significativa para reforçar a forte tradição cristã presente no município. Após o planejamento Intersetorial em parceria com a sociedade civil organizada, representada pelo comércio local e igreja católica, nasce o Natal Mágico de Riacho da Cruz-RN oportunizando as Crianças e suas Famílias um amplo espaço de Lazer, Diversão e Comemoração do Natal.
O lançamento oficial do projeto aconteceu na noite de 29 de novembro de 2014 na Avenida Camila de Léllis, centro da cidade, onde a Prefeita Municipal, acompanhada de autoridades locais, como por exemplo: vereadores, secretários, funcionários e da comunidade riachocruzense lançou o Natal Mágico de Riacho da Cruz.
O Natal Mágico ganhou ornamentação Natalina como Árvore de Natal com Presentes, Presépio e Bonecos de Neves, Casinha da Branca de Neve e os Sete Anões que ganharam Luzes e Decoração Natalina, além da Casa do Papai Noel e renas que fizeram parte da decoração inicial e deram vida ao evento Natal Mágico, um sucesso de participação popular.
Em 2015, o planejamento foi realizado com maior antecedência, e, o Projeto teve seu nome adequado, passando a chamar-se Natal Encantado, em alusão à forma como a comunidade mostrou-se frente à realização do projeto no ano anterior. O evento de comemorações alusivas ao Natal e as Festas de Final de Ano ganharam mais ainda destaque no município e em todo estado do Rio Grande do Norte, graças aos trabalhos desenvolvidos por toda equipe organizadora. Em sua 2ª Edição o Natal Encantado contou com um grande diferencial, já que toda ornamentação foi direcionada a sustentabilidade com utilização de materiais recicláveis (GARRAFAS PETS), os quais deram origem a Velas Gigantes, Bonecos de Neve, Árvores de Natal, assim como a Casa do Papai Noel, Presépio e uma intensa iluminação por toda a avenida principal, prédios públicos e residências.
Fortalecendo ainda mais o Projeto, a Gestão Municipal deu continuidade no ano de 2016 a execução do Natal Encantado que conseguiu superar as expectativas de toda equipe. Investindo em inovação e modernidade, a Avenida Camila de Léllis recebeu o Trenó-Móvel que foi adaptado para realização de passeios do Papai Noel com as crianças durante todos os finais de semana do mês de dezembro. O número de visitantes durante os finais de semana ultrapassou mais de 1 mil que se encantaram com a iluminação natalina e assistiram as apresentações culturais realizadas no palco principal, com presença de artistas da terra, bandas de filarmônicas e de músicas, oficinas de teatro e apresentações de danças.
Já o Natal Encantado 2017 tem como finalidade dá continuidade ao projeto desenvolvido em 2014, 2015 e 2016, onde passou a integrar o Calendário de Eventos do município de Riacho da Cruz, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte SETUR e Ministério do Turismo - MTUR. Nesse sentido, o Natal Encantado será realizado nos finais de semana que compreendem o período de 03 a 24 de dezembro de 2017, na Avenida Camila de Léllis localizada no centro da cidade.
FESTA DO PADROEIRO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - 28 DE MAIO A 06 DE JUNHO
A Capela do Sagrado Coração de Jesus localiza-se na Avenida Camila de Léllis, Centro da cidade. A Capela iniciou sua construção no ano de 1909 pela senhora Camila Maria de Léllis residente em Portalegre que possuía um terreno na localidade e com ajuda do povo conseguiu finalizar a construção no ano de 1910. No dia 15 de agosto do mesmo ano, ela desceu a serra de Portalegre com imagens religiosas em procissão nos andores nos ombros do povo. E no dia 16 de outubro foi dada a benção da capela pelo Padre Gabriel Toscana da Rocha. Nesse tempo existiam apenas 5 casas e Camila de Léllis construiu a 6ª casa junto a capela, onde o povoado começou a crescer. Camila faleceu em 1932, porém em 1978, o povo resolveu derrubar a velha Capela e levantar uma igreja bem maior no local.
O Padroeiro permanece o mesmo o Sagrado Coração de Jesus. Atualmente a Capela foi reformada, possui acessibilidade, limpeza e manutenção diária e recebe fiéis entre a comunidade e visitantes que participam de missas, novenas e eventos durante todo o ano.
A Comunidade Católica Riachocruzense realiza anualmente a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus que já se tornou tradição e inicia com Procissão pelas principais ruas da cidade e Missa no largo da capela. Os Festejos religiosos tem início dia 20/10 e se estendem até 30/10. A Festa é um marco da cultura local avivada pela presença dos artistas da terra e, principalmente, reafirma a religiosidade do povo. Além disso, conta visitantes, turistas e fieis que além da participação religiosa, divertem-se com as festas sociais que conta com barracas de comidas, bebidas e festa dançante.
FESTA DA CAPELA DE SANTA LUZIA 10 A 13 DE DEZEMBRO
A Capela de Santa Luzia foi construída no ano de 2008 pela Prefeitura Municipal e localiza-se na Rua José Fernandes Filgueira no Bairro Acampamento II, com uma arquitetura moderna, a mesma recebe diariamente fiéis da comunidade e visitantes que passam pela RN 076. A Capela conta com uma Praça totalmente arborizada, com acessibilidade e com um Cruzeiro onde serve de palco para um belíssimo pôr do sol. O mês de maior destaque é em Dezembro, onde acontece a Festa da Padroeira.
A Capela de Santa Luzia localizada no Bairro: Acampamento II realiza anualmente a Festa de Santa Luzia no início no mês de Dezembro e já é marca do ciclo religioso do município. A Fé é professada por católicos que se dirigem a capela para fazer suas orações e rezar a novena durante as noites que compreendem a festa. Além da realização de bingos e leilões, acontecem as festas dançantes com participação da comunidade e visitantes das cidades circunvizinhas e região.
FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA 09 DE MAIO
Uma Grande Festa marca as comemorações de Emancipação Política do município de Riacho da Cruz/RN, tem início com a Alvorada Festiva pelas Bandas de Música, Hasteamento das Bandeiras e Execução dos Hinos Nacional e do Município, assim como Missa em Ação de Graças, e Inauguração de obras na cidade. Além disso, conta Desfile de Bandas e Grupos de Escoteiros, realização de Encontro de Bandas Filarmônicas e o Encerramento da Copa 09 de Maio de Futsal.
O Desfile Cívico tem sempre o Tema: A cidade que a gente quer depende do que a gente faz! O evento marca as comemorações dos 52 Anos de Emancipação Política do município e mostra de maneira bem peculiar às belezas, a cultura e as expressões do povo da terra através de grupos das entidades públicas e privadas que saem em desfile pelas principais ruas da cidade, finalizando na praça pública. E para finalizar, realizar-se festa na Praça de Eventos com grande público de visitantes.
ATRATIVOS TURÍSTICOS
BOSQUE MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
O Bosque Municipal de Riacho da Cruz localiza-se na Rua Bevenuto Alves da Rocha, Centro, próximo à Praça de Eventos e na entrada da Cidade.
Construído para o bem-estar da população, o Bosque atualmente é referência para quem visita e também usufrui do seu espaço, pois além de estar no entorno de vários atrativos naturais como flores e plantas regionais, inclusive o (Pau-Brasil), ele tem seu acesso próximo aos atrativos principais como: o Riacho da Forquilha, Marco Histórico, Trilha do Poço da Vaca, Ginásio Poliesportivo, Quadra e espaço para Vôlei de Areia. Além disso, é utilizado para proporcionar lazer aos munícipes, como caminhada, passeios, jogos e atividades escolares.
Atualmente o Bosque Municipal conta com dois Quiosques funcionando diariamente durante a noite, dispondo de banheiros e acessibilidade, com iluminação e segurança, proporcionando também o desenvolvimento do comércio de lanches e bebidas. Além disso, é permitida a utilização de som, recebendo nos fins de semana visitantes e a comunidade que buscam a diversão e contato com a natureza.
MARCO HISTÓRICO
O Marco Histórico da Cruz do Soldado Morto está inserido no roteiro pelo fato de proporcionar toda história sobre o surgimento do Município de Riacho da Cruz RN. Localiza-se próximo a ponte de acesso a cidades circunvizinhas e iniciado tanto pelo Bosque Municipal como pela Trilha Poço da Vaca. O Marco foi construído embaixo de uma Oiticica Centenária, local que indica a sepultura cristã, a morte de soldado.
No local é possível visualizar belas paisagens compostas por plantas locais, aves e um conjunto de belos elementos naturais do lugar que proporcionam uma sensação de calma e bem-estar. O Marco localiza-se no acesso ao antigo Riacho Forquilha, onde os índios tapuias pacus, fazendeiros, vaqueiros e moradores da região passaram.
TRILHA POÇO DA VACA
A Trilha Poço da Vaca atualmente é um dos atrativos Ecológicos e Histórico importante do município de Riacho da Cruz. Considerada como um Atrativo Natural - Unidade de Conservação pelo MTUR Ministério do Turismo, a trilha vem sendo estudada e inserida nos projetos turísticos do município e do Governo Estadual e Federal que buscam investimentos para o mapeamento, sinalização e marketing (Divulgação). Através da inserção no Projeto Circuito das Serras Potiguares, a trilha recebeu nova entrada, monumento da vaca e sinalização temporária pela Secretaria Municipal de Turismo.
A Trilha tem um percurso de mais ou menos 20 minutos dependendo da parada, sendo iniciada pelo centro da Cidade, ao lado do CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Durante a trilha é possível apreciar toda fauna e flora local, passando pelo Riacho Forquilha e chegando ao Poço da Vaca, local que até hoje não seca e servia de bebedouro para o gado que passava na região, quando a cidade ainda era vila.
O fato marcante é que uma Vaca de um grande proprietário de terras da região caiu no poço e morreu afogada, restringindo então a passagem de outros animais pelo poço, por isso a denominação da trilha. O acontecimento não impediu que as lavandeiras de roupas aproveitassem o poço e a sombra das oiticicas, onde os riachocruzenses visitavam o espaço para o banho e diversão durante muitos anos. Hoje o local serve de atrativo turístico para as pessoas que buscam lazer e contato com a natureza, bem como, estudos relacionados à área ambiental, histórica e geográfica.
A trilha finaliza no Marco Histórico da Cruz do Soldado Morto, local onde deu à denominação do Município de Riacho da Cruz. A origem do topônimo foi dada pelos Índios Tapuias que passaram no Riacho Forquilha quando foram transferidos das terras de Apodi para Portalegre e avistaram uma cruz de madeira, colocada à beira do riacho, onde um soldado havia sido morto e enterrado. Atualmente, o atrativo continua recebendo estudantes e grupos de escoteiros que realizam encontros e acampamentos, contribuindo também com a manutenção e preservação do local.
TRILHA DOS PIONEIROS
A Trilha dos Pioneiros inicia-se na comunidade do Sítio Cabaços, Zona Rural da cidade de Riacho da Cruz RN e finaliza na comunidade do Sítio Santa Tereza em Portalegre RN com um percurso total de mais ou menos 2h. A trilha já existe há muitas décadas e era utilizada diariamente por animais e pessoas que iam até outras cidades (Riacho da Cruz, Taboleiro Grande, Itaú) para comprar alimentos, ir a festas populares, missas e também levar os animais para serra em época de seca e falta de pasto.
O nome da trilha deu origem devido a presença dos Grupos de Escoteiros do município que exploraram a localidade de forma sustentável e ajudam a preservar a trilha e seus atrativos naturais. Além de proporcionar o contato mais próximo com a natureza, o local recebe visita de estudantes, grupos de escoteiros e também de grupos de motocross da região em busca de aventura e diversão.
O percurso inicia chegando até uma caverna com presença de várias formações rochosas, onde o turista consegue adentra-la e conhecer os elementos característicos da região como: Pedras, Rochas, Plantas Nativas, além do contato com a diversidade da caatinga, belas paisagens e vistas panorâmicas da região. Na continuidade, é possível chegar aos lajedos com fendas conhecida como Os Caldeirões, onde nos meses de inverno as águas que correm nas fendas geram forte barulho no local e as pessoas aproveitam para o banho na formação de pequenas cachoeiras.
Há também uma formação rochosa no caminho, uma pedra grande e redonda conhecida como a A Pedra do Sino, pois o turista ou visitante ao batê-la ela produz um som metálico ecoado entre as serras, os moradores afirmam que segundo a lenda da região, qualquer rapaz que conseguisse dormir do lado da Pedra desencantaria uma Princesa de dentro da pedra.
A Trilha recebeu a sinalização recentemente elaborada pela Secretaria Municipal de Turismo através do Projeto Circuito das Serras potiguares e com ajuda dos Grupos de Escoteiros os atrativos serão cada vez mais divulgados e protegidos.
AÇUDE PÚBLICO DE RIACHO DA CRUZ
O abastecimento de água à população de Riacho da Cruz/RN é realizado através da exploração de manancial de superfície, Açude Riacho da Cruz, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró. O mesmo abastece também as cidades de Viçosa e Portalegre - RN.
A unidade da empresa responsável pela produção e distribuição de água para consumo humano nesta cidade é a Regional de Pau dos Ferros e o órgão responsável pela Vigilância da Qualidade da Água é a Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Avenida Camila de Lellís, S/Nº, Bairro Centro, fone: (84)3374-0060. O mesmo foi planejado e construído a partir de um projeto do DNOCS tendo sua conclusão no ano de 1957.
Com área de 145,26 hectares e com capacidade máxima de 9.604.200,00 m³ e volume morto de 632.700,00 m³ o reservatório Riacho da Cruz II é fundamental para abastecimento de áreas urbanas e rurais dos municípios supracitados, seja para consumo humano e animal, uso residencial, cultivos de vazantes e piscicultura (SEMARH, 2015).
O Açude localiza-se entre os Bairros Acampamento I e II, próximo aos atrativos de lazer particulares: Adega Balneário e Adega Canto da Música. Em período de inverno, quando acontece a Sangria, o açude recebe muitos turistas e visitantes que aproveitam o momento para o banho e também para se divertir. Oportunidade, em que os donos de bares e ambientes de eventos realizam festas e oferecer serviços de alimentação, música e bebida.
Brasão do Município
Bandeira do Município